terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DONO DE CASA x DIARISTA




















Depois que passei a morar com minha filha eu realmente vi que não é fácil orientar uma empregada. A criança pede um nível de limpeza e higiene na casa que é bem diferente dos parâmetros de uma diarista comum. Crianças põem tudo na boca, deitam no chão, e gostam de morder o que estiver na frente quando estão com os dentinhos crescendo.

Cansado de repetir o mesmo falatório a cada mudança de profissional (também é difícil acertar a profissional ideal para você e sua casa) eu acabei por escrever com detalhes certos procedimentos. Imprimo e ponho pendurado na geladeira. Dê uma lida, modifique e complete de acordo com suas necessidades. No começo, é bom você ir checando se tudo está sendo feito. As empregadas e diaristas acham normal serem orientadas à exaustão por mulheres, mas não por homens. Se houver algum item que estiver sendo esquecido, grife-o e converse com ela. Depois de um tempo a coisa vai.

Obs.: Quando estava pensando na ilustração para esse post me lembrei de um amigo que morria de medo da própria empregada. Era uma senhora de uns 50 anos herdada de sua sogra. Ela não obedecia a ele, só a mulher, e ainda o obrigava a limpar tudo que ele sujava.

ORIENTAÇÃO PARA A DIARISTA

AFAZERES DIÁRIOS ou SEMANAIS (DEPENDENDO DA NECESSIDADE)

  • Arrumar e lavar a cozinha, a louça, limpar e lavar os banheiros com quantidade maior de desinfetante.
  • Varrer a casa, passar desinfetante na casa toda e por fim passar a cera.
  • Arrumar os quartos e trocar a roupa de cama prestando atenção redobrada em manchas. Usar produto específico (escrever o produto) para tirar manchas.
  • Limpar o tapete da sala. Virá-lo e batê-lo com a vassoura.
  • Verificar se há manchas ou sujeira nos sofás. Tirar com escova úmida e mais nada.
  • Passar pano nos móveis para tirar poeira.
  • Cuidado com os fios do computador ao limpar o chão do escritório.
  • Os vidros devem ser desengordurados com pano molhado na água quente. Depois usar limpa-vidros.
  • Fazer o almoço. Dar uma geral na geladeira pra ver se tem coisa que pode estar estragada ou mal-acondicionada. Tentar usar o que já estiver lá há mais tempo e não estiver cheirando mal.
  • A roupa suja ou fica na área ou numa cesta no banheiro. Se não der pra lavar tudo, lavar o que der de meias, cuecas, camisas de malha, camisas de botão e calças. Nunca deixe sem lavar todas as peças de uma dessas categorias. As roupas da criança ficam numa cesta no quarto dela. Lavar separado das minhas e, se precisar, pôr de molho separado também.
  • Passar a roupa. Se não der pra passar tudo, passar o que der de meias, cuecas, camisas de malha, camisas de botão e calças. Não deixe nenhuma dessas categorias com peças sem passar.
  • Checar se os meus calçados e os da criança precisam de ser lavados ou engraxados.
  • Verificar se no armário estão camisas amarrotadas e passá-las. Principalmente as sociais, de gola e manga longa.
  • Limpar todos os lixos da casa (cozinha, área, banheiro e escritório) e levá-los para a garagem no lixo do prédio. Pôr sacos de lixo novos nos respectivos.
  • Antes de sair limpar a área com água e desinfetante.
  • Não mude nada de lugar e o que precisar tirar do lugar para limpar, como papeis, cds, revistas, etc, volte para o lugar de origem.
  • Pôr água pra gelar e fazer gelo com a água do filtro.
  • Conferir a validade dos alimentos na geladeira e jogar fora o que estiver vencido ou com a cara de estragado. Se eu estiver em casa me pergunte.
  • GUARDAR TODOS OS PRODUTOS DE LIMPEZA NO LUGAR CERTO PARA NÃO HAVER PERIGO DA CRIANÇA INGERIR OU INALAR PRODUTOS TÓXICOS!!!!

MENSAIS/BIMESTRAIS (DEPENDENDO DA NECESSIDADE)

  • Descongelar (quando necessário) e lavar a geladeira por dentro com água e vinagre branco (proporção de 1 para 1. Na porta usar água com bicarbonato de sódio)
  • Limpar os armários da cozinha, do banheiro e dos quartos por dentro com pano umedecido em solução de água misturada à água sanitária na proporção de 1 para 1. Tire as roupas antes e coloque-as de volta apenas depois que as gavetas secarem.
  • Lavar as paredes dos banheiros tentando tirar ao máximo a sujeira entre os azulejos. Usar produto específico (nome do produto)
  • Limpar as janelas. Passar pano primeiro para tirar o pó e depois lavar com água e sabão. Nos vidros usar limpa-vidros.
  • Tirar a gordura e poeira impregnados em cima de todos os móveis da cozinha incluindo a geladeira, em cima do batente das portas, do teto, da janela.
  • Limpar as paredes da casa e os interruptores.
  • Limpar o fogão com água e bicarbonato de sódio. No forno usar produto específico.(nome)
  • Virar o colchão nos dois sentidos de modo que a parte debaixo fique em cima e que o lado da cabeça vá para os pés. Passar um pano umedecido com água e detergente em toda a superfície do colchão.
  • Deixar os travesseiros na janela para pegar ar e sol, tirando antes as fronhas.
  • Limpar os filtros da máquina de lavar.
  • Limpar a vela do filltro de água com sal grosso.

SEMESTRAIS

  • Retirar e lavar cortinas, persianas e tapetes.
  • Passar pano úmido com vinagre nos dois lados dos colchões e deixa-los em pé até secarem, de preferência no sol.
  • Lavar os travesseiros (somente eles) na máquina usando o ciclo suave e sem amaciantes. Centrifugar.

Qualquer dúvida me ligue. (Seu nome: XXXX-XXXX).

26 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus, as diaristas são verdadeiras guerreiras...

Noh Gomes disse...

Bacana demais a lista, to aqui rindo pq infelizmente temos que repertir as coisas milhares de vezes, ninguem da conta rsrs.

Estou encantada com o blog, sou mãe solteira, então existe um pai solteiro do outro lado tb, e tentamos manter bem esse laço para que nossa filha seja feliz, mandei pra ele o link do seu blog, quem sabe não ajuda a ele tb.

Beijo e parabens viu, parabens de coração

Camila disse...

Simplesmente adorei, esse cronograma vai ajuda muita gente a organizar a vida das secretárias... tenho 2 crianças e sei bem o quanto é dificil arrumar alguém que dê conta do recado... mas bem, vai uma dica,
** para limpar vidros e espelhos utilize vinagre branco puro e um pano limpo. (eu particularmente prefiro mais do que limpa vidro.)
Fique com Deus, parabéns pela iniciativa e boa sorte!!!

maely disse...

olha, desculpa... mas se a sua diarista consegue fazer tudo isso que vc pede em um dia, pague muito bem a ela.
é humanamente impossivel lavar, passar, cozinhar, engraxar sapatos, limpar vidros,lavar banheiros e aida verificar guarda roupas e geladeiras e armarios tudo num dia só!!! mesmo que a pobre começe as seis da manhã e trabalhe até as nove da noite!!!

Marina disse...

Execelente post...
Fiz minha lista semana passada e preciso so imprimir agora!
ótimo blog!
bjs

Luisa Dias disse...

Oi, Aggeo! Conheci seu blog pelo Para Francisco e gostei muito do bom humor, do desejo de participar da vida da sua família e do texto gostoso. Quando tiver tempo de ler o blog de uma mãe solteira, está convidado: http://desafiodeser.blogspot.com

FERNANDA disse...

Nossa!!! Estou impressionada com os detalhes! Sua diarista consegue fazer tudo isso mesmo? Tem coisas que nem eu sabia.... Parabéns! Vc é um homem muito cuidadoso e entende bem da casa. Se me permite, vou imprimir a lista e passar para o meu marido ler, pois ainda não temos empregada e cuidamos da casa juntos e ele acha que eu sou exagerada...ahahahahahahahaha! Vê se pode!

Fernanda M disse...

oi Aggeo! meu nome é fernanda, to te seguindo tb, hihihi, poxa, achei super legal a sua iniciativa, dar dicas pra outros pais e maes sozinhos, um grande abraço e sucesso com o blog, que ta show !!! xau !!(kacksyellow@hotmail.com)

Anônimo disse...

Criar filho e complicado, ne? E a gente as vezes faz um bicho de sete cabecas. Criancas nao sao assim tao delicadas quanto se pode pensar. Lavar a casa inteira com desinfetante todo dia nao e' tao importante. Nem as maes que ficam em casa com os filhos fazem isso, porque nao e' necessario e porque nao da tempo.
Voce ja experimentou fazer todas essas atividades diarias? Conseguiu?
Vale pensar que a dificuldade de encontrar uma diarista ideal pode ser culpa do excesso de expectativa. Sua lista esta quase humanamente impossivel. Pense nisso.
Beta

Unknown disse...

excelente seu blog!
seu nivel de organização e de preocupação com sua filha é maravilhoso!
meu marido é super organizado tb, ajuda demais, mas sua lista de tarefas é boa demais!
vou adaptar para mim, posso?
não tenho bebês, mas dois adolescentes.
parabens!
abs
lilly
http://coisadelilly.wordpress.com
http://blogdareforma.wordpress.com

Aggeo Simões disse...

Oi gente. Essa lista aí parece coisa de maníaco em limpeza né? Mas eu não tenho empregada todo dia, só duas vezes por semana. E moramos só eu e minha filha. De tanto eu mandar essa lista pra amigos resolvi por no blog, mas cada um adapta do seu jeito. Obrigado a todos os elogios e espero sugestões também;
Beijão

Carolina. disse...

Achei muito bacana estas recomendaçãos.
Não sou "pai", mas estas são dicas que qualquer pessoa pode aplicar em sua casa.
Belo blog.
Abraços,
Marché Noir.

Anônimo disse...

Que maravilha de post!!! Super hiper ultra mega faciltando a vida! Peço licença pra copiar a idéia (meuDeusô, quando disser pras minhas amigas que peguei essa dica de um homem...) Só uma cabeça masculina mesmo pra organizar tão 'cartesianamente' esse massacre diário que é dizer paras nossas ajudadoras o que fazer dia-a-dia para manter nossos lares minimamenrte habitávais. A-do-rei!

Lívia disse...

Seu blog é uma delícia de ler!
Vou te linkar lá no meu, tá?
bju

Eraldo Paulino disse...

Cara, adorei o teu blog. Eu que tenho filhos e sou casado, logicamente imagino como seria ficar um pai solteiro e cuidar dos moleques. Teu blog é uma lição de vida. Dá pra perceber que você é bastante metódico. Até seria capaz de pensar na idéia de elaborar uma lista de orientações para uma empregada, mas com tamanha riqueza de detalhes, jamais.

Estarei sempre por aqui... vai que um dia seu blog deixa de ser entretenimento e vira realmente um manual rsrs

Abraço!

Anônimo disse...

Meu Deus, que diarista consegue fazer tudo isso em um único dia? Se a sua consegue, agarre e não solte nunca mais!

Juliana ( ju2027@hotmail.com ) disse...

kkkkkkkkk
Muito legal !!!
Isso é praticamente um manual de boas práticas para as nossas queridas ajudantes.
Vou imprimir e adotar aqui em casa.
Adorando o blog. Leve, doce e inteligente.

Abraço,

Ju

Bel disse...

Rapaz, olhei no espelho agora. E quando a gente vê formalizado tudo o que deseja que seja feito, e se assusta, é hora de rever e relaxar. Mas me diga, quanto é o salário? Pra fazer tudo isso - e bem feito, deve ser o quádruplo. Eu topo, viu? ;))) Um abraço. Sorte. Isabel.

Aggeo Simões disse...

kkk... sabia que essa lista ia ser polêmica. É claro que tem dias que não dá pra fazer tudo. Mas é uma maneira da profissional se lembrar do que eu acho importante. É uma referência. E eu pago o normal. Pra uma família de quatro pessoas ia ser impossível, mas para a de uma pessoa e meia não é difícil não.

Juba disse...

Adorei seu blog...

Vou dar apenas um toque: menos desinfetante. Pode causar alergia em crianças e criar superbactérias resistentes. A "vitamina S" ainda é importante para a formação do sistema imunológico...

Ocasionalmente dá pra usar um limpador ou desinfetante sem cheiro, mas água e vinagre ainda dão conta...

Abraços

Laura disse...

O item mais difícil é não tirar nada do lugar. Lá em casa até a cama se move. Eu chego em casa ajeitando tudo, rsrs. Muito boas as suas dicas.

Char em detalhes.. disse...

Adorei a lista de afazeres, vou copiar para minha empregada..rs
Parabéns pelo blog, excelente!

Unknown disse...

OI, achei a lista de afazeres um barato. Não tenho filhos, mas concordo com vc que lidar com a ajudante do lar é mais complicado quando se tem crianças em casa. Vou acrescentar minha dica a sua lista:nos afazeres diários, acho interessante separar os dias para fazer cada coisa, por exemplo: Segunda é dia de lavar roupa e dar aquela faxina no banheiro, além das atividades diárias, como arrumar a cozinha, os quartos e a sala.
Na terça é dia de: Lavar o chão e varrer o terreiro, além das atividades diárias...
Quarta: dia de passar a roupa que ja foi lavada...
Assim, sua ajudante não fica sobrecarregada faxinando a casa todo dia e tem uma rotina de limpeza para cada coisa e cômodo.
Minha mãe faz isso aqui em casa e tem dado bons resultados.
Parabéns pelo blog!!!
Abraços Letícia Palhares

Irina disse...

interessante, tb faço essas listinhas, até pra mim, pra não esquecer, acredita?
ó, tem um livro que eu gosto muito, da donna smallin, o "casa limpa e arrumada".
nele tem dicas ótimas, muitas receitas de produtos que podem ser feitos em casa [por causa da alergia que os industrializados podem causar nos pequenos], roteiros de limpeza com estratégias diversas de limpeza e organização geral da casa com soluções práticas pra humanos de verdade, que trabalham fora e que têm filhos, desafios de cada cômodo da casa com soluções pr'os mesmos, entre outras coisas SUPER úteis.

eu recomendo, já que vc está tão interessado nesse assunto.
abraço e boa sorte.

Aggeo Simões disse...

Obrigado Letícia e Irina. As dicas tão anotadas, vou testá-las. Beijão.

Alien disse...

Adorei o blog, principalmente alista de afazeres da empregada, vou copiar e utilizar, quam sabe assim eu consigo treinar uma.

Veja 10 dicas de como sobreviver ao seu ex, neste Verão - Matéria de Flávia Azevedo para o correio 24h

O ideal é que a relação seja saudável. Nesse caso, parabéns ao ex-casal! Mas, pode não ser. E aí, vamos combinar um negócio? Neste Verão, q...